sábado, 9 de outubro de 2010

Pré-conceitos

Qual é o poder que um conceito prévio, aquele que já nasce formado, exerce nas nossas vidas? E quem somos nós para nos acharmos sabedores de tudo???

Há cerca de nove meses iniciamos nossas tentativas de ter um baby em casa. Há muito mais tempo, sabíamos que poderíamos ter dificuldades, pois marido tem varicocele e isso pode interferir na produção dos espermatozóides. Há algum tempo, ainda, que peso minhas palavras com ele (ou ao menos tento!), para que ele não se sinta mal, chateado, com o fato de que nossa possível infertilidade é masculina.

Pois, é claro! Esse problema já foi diagnosticado anos atrás, quando ainda nem éramos casados, e sempre fizemos o acompanhamento médico e sempre soubemos que teríamos que lidar com ele!

Mas daí que, de repente, a vida te prega uma peça... e te mostra que nem tudo é como parece ser...

Essa semana fomos a uma consulta com um novo GO, especialista em reprodução humana. Estava cansada das opiniões divergentes entre minha médica e o médico dele. Esta consulta já estava marcada há mais de um mês, e parecia que esse dia nunca chegava!

Mas chegou. E eis que, analisando nossos exames mais recentes, tomamos um susto: parece-me que, na verdade, o maior de todos os problemas sou EU!!!

Pelos resultados dos exames, neste último mês eu com certeza não ovulei, e tudo indica que este mês não foi o único.

O nosso “conceito prévio” nos pregou tamanha peça, fazendo-nos acreditar que o problema já era conhecido, que já sabíamos com o que lidávamos, que de repente se deparar com essa informação foi um baque e tanto!

Perguntei para o médico o motivo provável disso, e ele disse que nas minhas ultrassonografias há indícios de cistos, o que me introduz no famoso mundinho da “SOP” – Síndrome dos Ovários Policísticos.

Como se não bastasse, os poucos exames hormonais que a minha GO pediu (após, reitere-se, extrema insistência minha!), mostraram alterações que o deixaram preocupado, e vamos ter que investigar mais a fundo.

Assim, parece-me que, quase um ano depois do “início” de tudo, depois de toda a aflição, a esperança, a expectativa, a angústia, o medo, as ilusões... depois de tudo isso e muito mais... voltamos ao começo.

Os próximos passos, agora:

1º) nunca mais, nunca mais mesmo, voltar à minha “antiga” GO – que me deixou passar por duas consultas para, somente na terceira, dar ouvidos às minhas queixas de que o meu ciclo menstrual estava muito curto, e assim pedir uns exames de sangue, e que além de tudo nunca nem desconfiou dessa possível SOP;

2º) passar por um mapeamento hormonal, pedido pelo novo médico, para sabermos direitinho a quantas andam os meus hormônios bagunçados;

3º) marido refazer o espermograma em um laboratório “de ponta”;

4º) encarar a tão temida HISTEROSSALPINGOGRAFIA, que o médico já pediu de imediato, para descartar qualquer possibilidade de problema anatômico.

Confesso que a história da “Histero%$%&!$&#%” me pegou desprevenida! Nunca tinha me passado pela cabeça fazer esse exame, porque sempre achei que sabia a causa da demora do nosso baby, e que ela não tinha nadinha a ver comigo! Mas não vou pensar muito no exame não! Nos próximos dias já inicio um novo ciclo, então vou marcar para esse mês mesmo, e virar essa página! Com certeza, ela não deve doer mais do que a dor que temos sentido aqui no peito...

Feito tuuuuudo isso, voltamos em consulta para traçar os próximos passos.

E fica a lição: não sabemos de nada nessa vida! Não podemos nos acomodar com uma situação, porque ela pode, simplesmente, nos cegar para um mundo de outras coisas!

E vale registrar: continuo aqui, esperando as “tão esperadas” BOAS NOTÍCIAS!!!

15 comentários:

  1. Oi Rezinha... A vida realmente nos prega peça, eu tratei durante 02 anos um problema no útero, enqunato meu maior problema mesmo era a SOP... mas o tratamento para SOP é até tranquilo. Ruim que eu só vim a tratar depois de 2 anos de tentativas, qd mudei de médica, acredita? Ela querendo que eu fizesse outra cirurgia e meu problema era SOP.

    Qto a histero, não é nem de perto tão ruim qto comentam (minhas cólicas menstruais doem muito mais) a dorzinha que rola é uma pontadinha já quase no final do exame. Eu já fiz duas vezes e o segredo foi tomar um postam ou buscopam fem 30 minutos antes do exame. Se vc tiver em sp, as duas vezes eu fui nessa clinica e é muito boa http://www.radioclinica.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Querida na vida muitas vezes ficamos nos sentindo enganadas ne! Sinto que os medicos tratam-nos como apenas mais uma, quanto que nos lutamos para realizar um sonhooooo.
    Me senti assim tb quando meu GO disse que marido tinha problema e o Uro dele disse que não.
    Fez certo em procurar uma terceira opinião.
    Se cuida.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Reeee, Meu Deus.. que coisa hein!!
    Eu so li esse post agora pq vi seu comentario no blog dfa Keyla. Parece q nao esta aparecendo o seu nas minhas notificacoes!
    Anyway, nao sei nem o q falar.
    Nao sei se eh bom saber que tem um problema ou nao ter nada e continuar sem bebe.
    Pelo menos agora vc tem como fazer um tratamento e pular a pagina.
    Boa sorte! Sempre!
    Eu comeco minhas injecoes na 4a feira. Deus ajude q eu nao tenha side effects!
    Te mando um email, tenho mais pra contar!! :)

    bjusss

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga!!! Que bom que vc foi no especialista, vou responder seu e-mail amanha com calma!!!
    Mas faça sim tudo o que tiver que fazer, lembre que cada organismo é um, o que pode ter sido ruim para uma pode nao ser para vc, nao tenha medo de encarar nada!!
    Se quiser uma indicaçao de GO eu te falo, o meu é no tatuapé e é o MUST!!! Amigo do meu pai a muitos anos (meu pai é medico tb, ortopedista)!!
    beijos e vamos em frente, rumo ao baby

    ResponderExcluir
  5. Re, que bom que acharam um médico melhor.
    Vai dar tudo certo.
    Bom domingo.
    Bju.

    ResponderExcluir
  6. A vida nos prega mesmo muitas peças!!! Depois do que vc postou vou procurar uma segunda opinião a respeito do nosso caso também, quem sabe não exista uma luzinha no fim do túnel para nós também!!! Tomara que agora com o tratamento correto você consiga engravidarlogo, logo!!! Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente , como achamos que sabemos , ai não sbemos de nada , mas o bom é que vocês agora sabem real a dificuldade e tem como lidar com ela e agilizar o tratamento ideal .
    beijoss

    ResponderExcluir
  8. Buscamos por respostas o tempo todo mas nem sempre estamos na direção correta, não é mesmo? Espero que desta vez vc possa realmente identificar o que pode atrapalhar a gravidez e que se resolva logo. E quem sabe nesse meio tempo não aparece seu positivo neh?
    De nada sabemos, nosso corpo é uma incógnita e somente Deus sabe a hora certa...

    bjo grande!

    ResponderExcluir
  9. Rê, pra variar, a gente anda mais ou menos na mesma sintonia.
    Este meu novo GO pediu uma série de exames que o meu antigo nem sequer mencionou. Eu só fiz a histero pq pedi e se eu não falasse que tinha uma mancha ele nem ia olhar direito.
    Este meu novo médico sugeriu uma videolaparoscopia... Tô ansiosa, mas creio que é o caminho para saber o que ocorre, se tenho endometriose, se tenho pólipo.

    Mas não desanime, tá? Pense que este é o caminho que te levará para seu filho, tão queridoe amado antes mesmo de existir de fato.
    Fique tranquila. Faça os exames. Um passo de cada vez.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. oI RE!
    MENINA TU NAO IMAGINA O QUANTO ME ALEGRA TER VC DO MEU LADO NO BLOG Q VOU PRIVATIZAR!!
    SUAS PALAVRAS FORAM CERTEIRAS!! SEU MODO DE VER AS COISAS ACHEI ASSIM,TUDO!!!
    VI Q VC COMPREENDEU PERFEITAMENTE TUDO Q EU DISSE E QUIZ DIZER NO MEU BLOG.
    E CERTAMENTE QUERO Q VC FIQUE DO MEU LADO COMO AS OUTRAS MENINAS NESTE MOMENTO TAO DELICADO E CHATO NA MINHA VIDA.

    SOBRE SEUS EXAMES...OLHA,EU PASSEI PELA MESMA COISA COM MEU GO.. EU TINHA Q PEDIR OS EXAMES SENAO ELE NAO MANDAVA E ASSIM MESMO NAO ME DEU GUIA PARA QUASE NADA!! DISSE Q NAO ERA NECESSARIO..
    TUDO ISSO EU VOU FALAR LA NO BLOG PRIVATIZADO ...
    VOU ESTAR BEM MAIS A VONTADE.
    MAS E ISSO MSM QUERIDA, NAO PODEMOS PERDER AS ESPERANÇAS.
    EU NESTE MOMENTO ME SINTO MTO AGRADECIDA, POIS SE TIVESSE UM BB COMIGO,ESTARIA SOFRENDO A SEPARAÇAO DOS PAIS, OU A POSSIVEL SEPARAÇAO,ENTRE TANTOS OUYTROS PROBLEMAS Q TENHO COM O CRIS
    Q LOGO VC SABERÁ EM DETALHES QUANDO EU ESTIVER OFF..
    SUPER BEIJO RE.
    SEU COMENT FOI IMPRESCINDIVEL PARA MINHAS DECISOES.
    BEIJOS QUERIDA!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa e bom saber que tudo está caminhando... é bom mesmo procurar outras opniões... e investigar tudo.... tudinho.. não custa ne... bjs

    ResponderExcluir
  12. Rezinhaaaa, como você está, flor? Vai dar tudo certo, amiga, tenho certeza! stá demorando um pouquinho pq papai do céu está caprichandoo no seu bebêzinho!! Estou esperando seu positivo com você. Muiitos beijos, fica bem!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Re!
    Poxa, mas essa outra médica pisou na bola hein?! Afinal, SOP deve ser algo que uma GO já deve pensar em um ciclo muito curto/desregulado... Realmente não volte mais. Veja sim como andam seu hormônios. Mesmo que surgindo uma nova dificuldade, agora vcs poderão localizar e tratara direitinho para logo terem um bebê. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Reee voltei!! Que saudades, menina! Depois de um mes muito agitado, com direito à viagem ao Brasil e jet leg monstro, estou de volta!!
    Li sobre suas reviravoltas,e quero que saiba que continuo torcendo por vc! Vai dar td certo, tenho certeza!!!!
    Ah, uma novidade: acho que a partir de dezembro entrarei no mundo das tentantes! ehehehe eh muita emocao so de pensar, e vc eh a primeira pessoa q ta sabendo disso!!
    Mil beijos,saudades!
    Kaki

    ResponderExcluir