segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Histerossalpingografia

Como eu disse no post anterior, nunca imaginei que teria que enfrentar esse "palavrão" aí... Mas, como acontece às vezes na nossa vida, fui surpreendida com o pedido médico nesse sentido, após a notícia de que a candidata a mamãe aqui é que está, possivelmente, enfrentando alguns probleminhas...

E, pedido médico na mão, e nova consulta apenas com os resultados dos exames pedidos, resolvi lidar com a situação da maneira mais prática possível: marquei para a primeira data disponível. Que foi hoje. Sem pensar muito no assunto; sem tempo para sentir medo.

O que tenho a dizer da tão, tão temida "histerossalpingografia" - sobre a qual li horrores na internet, equiparando-a a verdadeiros rituais de tortura: que, prá mim, não foi nem de longe um sacrifício (exceto o financeiro, sobre o qual falo já, já). Fiz o exame numa boa, e resolvi contar essa experiência aqui para encorajar várias meninas que sei que o boicotam por puro medo.

Marquei num bom laboratório que não é coberto pelo meu convênio. Isso porque, como dizem que esse exame é horrível, fiquei com medo de fazer em um laboratório "mais ou menos" e ter que repetir. Resolvi não correr o risco e coloquei a mão no bolso (e viva o 13º salário chegando! rs...).

A médica, muito atenciosa, explicou todo o procedimento e disse que normalmente as mulheres sentem um desconforto, como uma cólica menstrual. Que são raros os casos de dor além disso. E de fato. Quando ela começou a injetar o contraste, não senti nada. Senti apenas uma cólica muito, muito leve e absolutamente suportável quando o contraste atingiu as trompas. Sequer senti a "pinçada" no colo do útero que algumas moças descreveram. Terminado o exame, fiquei uns quinze minutinhos aguardando antes de fazer uma última radiografia e ser liberada. Nesse tempo de espera, senti mais um pouquinho de nada de cólica, e foi só!

Agora, a melhor parte: a médica falou que as minhas trompas estão lindas! Perfeitinhas e sem aderências nem nada do gênero!!!

A conclusão é que valeu o exame. E o investimento.

Tá certo que esse é apenas um de vários, e ainda tenho que ouvir a opinião do meu GO sobre ele e todos os demais, mas acho que já posso encarar o que ouvi da médica do laboratório como uma das "boas notícias" que eu estava esperando, né? Pelo menos, confirmando-se o que ela disse, já posso encarar como um problema a menos para enfrentar.

Que essa "boa notícia" seja a primeira de muitas!!!

Obs.: Keyla e Ana Paula, queridas: obrigada pelo relato das suas próprias experiências com o exame! Me enchi de otimismo de que seria tudo tranquilo e pensei em vocês na hora, viu???

22 comentários:

  1. Que bom que o exame foi tranquilo, e que a médica do laboratório deu um ótimo diagnóstico.
    Vai dar tudo certo com os outros exames tbm.
    Boa semana.
    Bju.

    ResponderExcluir
  2. Te falei, te falei! Disse que não era nenhum bicho de sete cabeças. É chatinho mesmo, mas nada que vá nos enloquecer de dor, né?!

    Ainda bem que está tudo ótimo! Só de saber que as trompas estão desobstruídas já dá um grande alívio. Eu sinto, pelo menos.

    Então Rê, eu ainda não escrevei nada no meu blog sobre isso, mas estou investigando se minha infertilidade pode estar relacionada à endometriose. Fiz exames de fezes, urina, secreção vaginal (nem sabia que existia) e de sangue, que além de avaliar os hormônios responsáveis pela ovulação, também vai mostrar como está minha prolactina e o tal do CA 125 - que, entre outras coisas, está ligado a presença de endometriose.

    Semana que vem sai os resultados. Conforme for, teria de passar por uma laparoscopia. Por isso já vou passar por um cardiologista, pq o procedimento necessita de anestisia geral. Vamos ver quais serão as notícias.

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Obrigada por visitar meu cantinho, vou te seguir!
    Sabe, meu médico falou nesse exame e como já tin ha excutado horroresss disse, NÃO DR NADA QUE TENHA QUE SENTIR DOR NESSE MOMENTO... Mas repenso que se ele falar de novo vou aceitar, e pensar em vc dae!! ehehehe!!! :)

    Espero de coração que o nosso positivo esteja a caminho, vou ver seu blog e vamos que vamos!

    Boa sorte pra nós! Fica com Deus!

    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  4. Eba.. eba... que noticia otima!!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Q bom amiga q está td bem com vc..fico feliz!
    Menina, eu passei muito mal neste exame...e com vc foi uma maravilha, ufa, q bom !
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ree, q bom q o resultado foi o esperado!! Agora eh so esperar o seu GO falar alguma coisa!
    Infelizmente pode ser q vc tenha outros exames(menos traumaticos) pra fazer.
    E o marido, como anda nessa historia?
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Ehhhhhhhhhh, eu não disse amiga, cada organismo é um, eu tinha certeza que vc ia tirar de letra!!! Que resultado fantástico né, graças a Deus!!!
    E o mais importante, vc deu o primeiro passo, força na peruca amiga, faça o que tiver que fazer pensando sempre no porque de tudo isso!!!
    Estou aqui sempre!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. ô amiga, que bom saber que vc não sofreu.

    Ponto pra mãezinha do céu, que não falah nunca. Isso só me faz crer cada dia mais no Deus maravilhoso que nunca nos abandona.

    E sem contar, que vc não sentiu nada porque resgatou dentro de você a Rêzinha forte e guerreira que eu conheço!

    Amo vc!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Fico feliz que tenha dado tudo certo em seu exame e que parece estar tduo bem com vc tb! Menos uma preocupação!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Re... dei uma escapulida do repouso e vim expiar o seu cantinho... rsrsrs
    Amiga... já fiz este exame há alguns anos e concordo que ele é bem tranquilo... agora o mais importante é a boa notícia... o caminho dos seus bebês está limpinho... vc não tem nada!!!!... e se Deus quiser todos os outros vão pelo mesmo caminho... estou com a experiência de alguns anos em meu currículo então posso te tranquilizar em uma coisa... nosso organismo muda muito em poucos meses... então fique tranquila que tudo dará certo!!!... Não se esqueça que estou na sua torcida!!!
    Bjos no coração!!!!

    ResponderExcluir
  11. Aii que bom!!! Eu pedi esse exame pro meu Go e quando ele me deu a guia, quem diz que eu fiz? Puro medo, minha irmã disse que quase morreu, acho que depende de cada uma né, mais vou me encher de coragem e pedir outra guia pra fazer rsrs
    Bjooos
    E que otimoo que esta tudo bem!!!

    ResponderExcluir
  12. Que bom que deu tudo certo no exame, e que vc não sofreu muito! Melhor ainda foi o diagnostico!!
    Tudo continuará dando certo!!
    Bjoka

    ResponderExcluir
  13. VC ME ENCORAJOU,POIS ESTOU A UMA MES COMA GUIA DO EXAME E NÃO FAÇO POR MEDO,MEDO DO RESULTADO ,MEDO DA DOR ... E COM Q LI DO SEU POST RESOLVI ENFRENTAR E FAZER .. VAMOS Q VAMOS ... BJKAS fABIANA

    ResponderExcluir
  14. Amigaaaa, acabei de te enviar um e-mail, pq realmente eu tb estou beeemmm sumida daqui, e adorei as boas notícias e tenho certeza que é sim a primeira de muitas. Como a vida nos prega tantos imprevisto não é? Estou voltando aos poucos, mas é muito bom ter notícias suas, torço muito, vc sabe, abração!!

    ResponderExcluir
  15. Ótima notícia!! Continuo aqui na torcida SEMPRE! beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi querida me torei sua seguidora para acompanhar sua historia que com certeza sera de vitoria!A exemplo de das maninas tambem estou com uma guia para fazer esse exame andei dando uma pesquisada na net e fiquei apovorada, mas com o seu depoimento aqui me senti mais tranquila e com certeza vou fazer o exame!Quado puder fazer uma visitinha no meu blog fica a vontade, aqui vai o endereço:http://acaminhodeumsonhodeserme.blogspot.com/
    Estou torcendo por vc!Beijoss!

    ResponderExcluir
  17. Espero q vc esteja bem... saudades... bjs

    ResponderExcluir
  18. Minha querida eu também fiz o exame dia 04/11/2011, numa sexta -feira, achei que fosse pirar de tantar dor,que nada, foi tranquilo, a cólica que a gente sente é como uma cólica menstrual, nada demais, posso dizer que quando fico menstruada a cólica que sinto é muito pior. Fui até corajosa, pois fui sozinha e quando saí de lá fui para minha aula.

    Recebi meu resultado e deu tudo normal, Graças a Deus e para quem está esperando por esse grande momento apenas confie em Deus e de que vai dar tudo certo, pois ele é o dono da vida e vai fazer brotar uma dentro de cada uma que está esperando para ser mamãe.

    Beijos e que Deus vos abençoe

    Ruth Paula

    ResponderExcluir
  19. bom dia a todas futuras mamaes!!! tbm fis a tal da histerossalpingografia...mais posso dizer q foi muito tranquila...ao lado do meu marido..com o medico muito paciente e prestativo..e com a ajuda do nosso bom Deus! vou recebe o resultado amanha ser Deus quizer , e vai dá tudo certo! pois eu creio.....já tenho uma linda filha de 9 aninhos a Ana clara... do 1 casamento e ela e meu marido ficaram bastante feliz se Deus nos abençoa com lindo bebe...espero colocar aqui mais um depoimento...mais q seja pra falar da minha benção!
    abraços a todos e fiquem com Deus!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi gente...tenho 25 anos e após 5 anos de tentativa vou fazer exame dia 26...
    Com muita fé em Deus que tudo dará certo.
    Alguém poderia me dizer se após o exame demorou a engravidar,ou o resultado foi breve?

    ResponderExcluir
  21. Fiz esse exame hoje, doeu muito, mas li que não são todas que tem dor... acho que vale a pena pois muitas engravidam com isso. Tomara que eu tenha a mesma sorte , vou esperar os dois dias que o medico falou e já vou treinar , quem sabe logo posto meu sucesso . Bjs

    ResponderExcluir