quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Espermograma = as pedras do caminho...

No outro post dei a entender que nem só de planos vive a Rezinha – e que há pedras no caminho também...

Pois há! E acho que vai me fazer bem falar delas...

Apesar de ter me identificado com muitas das meninas que já encontrei aqui, tenho reparado em algo curioso: grande parte delas está, “simplesmente”, demorando um pouco para engravidar, mas, com ou sem ansiedade, acaba conseguindo dentro daquele “tempo” considerado normal pelos médicos – um ano (explicar sobre esse tempo para uma tentante é que não é normal!).

Outras meninas e blogs retratam situações mais complicadinhas, de problemas que devem ser solucionados para viabilizar a gravidez. Mas, até agora, acho que não vi nenhum blog onde o probleminha é com o candidato a papai (CORREÇÃO: na verdade até vi algo que poderia caminhar nesse sentido, o da Amanda, e me identifiquei SUPER com ela... mas agora Papai do Céu deu uma força e ela já foi promovida a “gravidinha”, deixando essas fases de dúvidas para trás!).

Mas é justamente esta a minha situação...

Meu marido tem varicocele diagnosticada há algum tempo. Para quem não sabe, esse probleminha é justamente a presença de varizes no testículo, veias dilatadas em decorrência da circulação sanguínea, assim como as que as mulheres costumam ter. E, com o tempo, devido ao "aquecimento" na região, pode prejudicar a produção e a qualidade dos espermatozóides. Por conta disso, ele faz um acompanhamento médico regular, mas sempre tive um medinho de que isso pudesse tornar a nossa espera pelo positivo mais longa. Ao mesmo tempo, sempre tive esperança de que não fosse assim, e que conseguíssemos engravidar em poucos meses quando finalmente “liberássemos geral”.

Só que, passados seis meses de tentativas frustradas, a ansiedade começa a bater e não é brincadeira lidar com ela. Até porque a gente perde o parâmetro do que é “normal” e do que pode ser “problema”.

Há algumas semanas ele fez mais um espermograma (o médico normalmente pede uns dois por ano, para ir acompanhando). Há algumas alterações no exame, mas o médico dele diz que o quadro está estável e que seu exame, hoje, é perfeitamente possível de levar a uma gravidez natural (cacilda, então porque que não acontece???). Até aí, lindo, normal...

O problema dessa história é a MINHA médica, que não se mostrou tão otimista assim... Disse que “é sim possível, mas é mais difícil”, e que não podemos nos cobrar tanto.

E aí a cabeça gira, dá voltas, a coisa não está acontencendo e a gente acha que a coisa nunca vai acontecer!

E fica naquele dilema: em quem confiar? No “médico otimista” ou na “médica pessimista”? E será que um dos dois é “realista”, e não otimista ou pessimista? E adianta pensar tudo isso, visto que cada caso é um caso e que a regra que funcionou para uma pessoa pode não funcionar para outra?

E esse, gente, é o grande motivo da minha inquietação atual. Sinto que rompi a barreira do “tô tranquila”, e isso me chateia... Mas agora, em nosso 7º mês de tentativas, não tem como deixar de pensar que estamos cada vez mais próximos do fim do “prazo normal”.

O medo bate, e é grande... Assim como foi esse desabafo!!! rsrs...

E aí... nessa grande blogsfera que estou começando a conhecer... alguém enfrenta esse tipo de situação? Como eu disse lá atrás, claro que cada caso é um caso, mas dá uma força extra saber de histórias com final feliz... e, claro, com baby na barriga!!! ;-)

Beijinhos e tô adorando o carinho de vocês!!!

11 comentários:

  1. Obrigada pelos parabéns!! Fica tranquila que logo logo eu estarei dando pra vc... Ah e eu já vi uns 3 blogs com problemas no esperma. Um deles eu me recordo que a pessoa vez uma IA, nos outros foi natural mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Re!!!! Olha amiga, já vi casos assim mas que no final deu tudo certo, mas tb já vi outros que realmente tiveram que recorrer a outros tratamentos. Já que vc está no empate com as opiniões, pq vc não procura uma terceira??? Para ver quem desempata sabe!!!! bjoos

    ResponderExcluir
  3. Olá querida..

    Da uma olhadinha no meu blog!
    Tbm descobrimos um problema similar ao do seu marido..
    Meu marido fez tratamento com medicação durante 2 meses e qdo refez o espermograma ele teve uma super melhora, tanto q o médico nem acreditou...

    Olha lá..

    bjinhusss

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê!
    Recebi seu e-mail e já te respondi, tá?!

    ResponderExcluir
  5. Oi Re,

    Bem vinda! Nem sei se posso te dar boas vindas, pois acabei de começar meu blog tambem!
    Tenho so 1 post ahahah e nao sei mais o que escrever, mas vou lendo por enquanto, e te linkei, ok?
    Boa sorte na sua vida de tentante! ehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Re, sim.. leva tempo pra conhecer e entender a vida de cada blogueira, entao nao se encane com isso. Mas posso te dizer q o problema aqui em casa eh com ele tbm, Eu nao tenho NADA q impeca a fecundacao naturalmente, mas o espermagroma dele mostra q ele tem somente 20% de motilidade e afins, ai aconteceu a mesma coisa:
    O medico dele disse q isso sozinho, nao era problema, ja a minha disse q como eu nao tenho nada, fica por conta dos espermas mesmo.
    Mas pra nao chatear ele, eu falo q eh causa desconhecida, ja q a minha idade tbm influencia.
    Nos poderiamos fazer o Intra ulterino, mas ele preferiu o FIV, ja q eh mais caro e quem paga eh o governo(somente 1 vez).
    E sim, estamos na luta desde Jan/09, uma loooonga caminhada! Como meus ciclos sao menores do que 28 dias, acabo tendo mais ciclos do alguem de 30 dias..
    bom, eh isso.. ate semana q vem!!! Bjkas e relaxa rsrsr(q gente odeia ouvir isso, nao eh??

    ResponderExcluir
  7. oi querida nao se preocupe com isso.
    meu esposo tinha muito baixo os esperm. ele ate chorou qdo a minha medica disse q era impossivel com aquele numero. Eu chorei, ficamos pessimos, ai uma amiga insistiu pra eu ir na GO q ela ia, eu fui, mostrei o espermograma com medo pra ela. Ela apensa disse: Basta 1.
    Eu: mas Dra.. a outra médica disse que precisa de vários pq a união faz a força...
    Ela: basta 1
    Entaõ me receitou acido fólico e clomid.
    No 2 mes de tentativa: tchanammmmm BB!
    bjs e boa sorte querida.

    ResponderExcluir
  8. Olha Rê, eu te entendo perfeitamente, vc sabe, né?
    E esse tal prazo de um ano sempre me deixou de cabelo em pé! Não gosto dessa coisa de padronizar.
    Meu GO disse que problema é não ter espermatozóide, tendo eles basta que surja o paixinho com um "S" no peito,como ele sempre diz...rsrsrs
    O Peixinho com 'S' do Maridex chegou e o do seu marido tbm chegará!
    Muitos me dizem que só aconteceu qndo eu desencanei, mas pra falar a verdade não desencanei, controlei dias do PF e namorei nos dias certinhos, como meu GO indicou. Ele disse que podeiamos levar uns três anos, devido ao probleminha do Maridex, mas aconteceu antes, nada impede que o seu venha antes tbm!

    Bjinhossss e tô na torcida por vcs!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rê!
    Obrigada por sua mensagem, adorei recebê-la! Espero que vc goste dos meus 'assuntos' eheheh
    Não se preocupe, quero acompanhar suas tentativas, e torço por vc!
    bjks

    ResponderExcluir
  10. Oi Rê,
    Olha, uma das minhas melhores amigas tinha o mesmo problema com o marido e ela também tinha alguns probleminhas. Mais difícil ainda. Depois de alguns meses de tentativas, a médica dela sugeriu que ela tomasse um remédio para estimular ovulação e em 2 meses deu certo !! Já que era difícil, depois de terem o primeiro filho, eles acabaram desencanando da pilula e em menos de 1 ano engravidaram de novo, dessa vez sem tratamento nenhum!!!
    Fica tranquila que vai dar tudo certo !!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Re...

    O exame do meu marido tb não foi dos melhores, mas ele precisa repeti-lo para sabermos o que se pode fazer... O caso dele é a motilidade q não é muito boa, mas não significa que ele seja infértil..

    estou nesse barco há muito tempo... mas não perco a esperança de ter meu baby em meus braços...

    bjsss

    ResponderExcluir